Últimas Notícias »

Votar

Sambaqui Lagoa dos Freitas recebe equipe da Unesc/Iparque

Sambaqui Lagoa dos Freitas recebe equipe da Unesc/IparqueClique para Ampliar
Conchas, restos de alimentos, fragmentos de material feito em rocha, mamíferos, peixes e até ossos humanos. Tudo isso já foi encontrado no Sambaqui Lagoa dos Freitas, no Balneário Rincão, onde uma equipe do Setor de Arqueologia da Unesc/Iparque trabalha há pelo menos duas semanas. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e a Santa Clara Empreendimentos.

A área do Sambaqui, que fica dentro de um loteamento, já foi cercada por um muro de contenção, a fim de demarcar e manter a integridade do local. Os Sambaquis, bastante conhecidos na região, são áreas erguidas ao longo do litoral brasileiro compostas basicamente por conchas, porém onde também são encontrados materiais que ajudar a contar parte da história desse povo, já que não existem registros escritos deixados por eles.

Ainda não há uma comprovação final, mas estima-se a partir do material encontrado no local que o sítio seja datado de 3.500 a 4 mil anos. Segundo Juliano Bitencourt Campos, arqueólogo da Unesc e coordenador do projeto, a intenção é preservar a área e transformá-la em um sítio-escola, com escavações pelo menos duas vezes ao ano. "Queremos deixar um local organizado, para que a comunidade também possa usufruir desse espaço. Já encontramos alguns fragmentos interessantes, e podem aparecer surpresas, mas só com o avanço da escavação é que vamos saber", comentou Juliano.

Uma área ao lado do Sambaqui foi reservada para se tornar um espaço público. Segundo o prefeito Décio Góes, a Santa Clara Empreendimentos entendeu a importância desse patrimônio arqueológico, e por isso foi parceira. “A ideia é a construção de um espaço, uma praça, complementando o Sambaqui, e podendo oferecer infraestrutura para receber estudantes, pesquisadores, entre outros, além de se um atrativo diferenciado”, destacou Décio.

Segundo o arqueólogo Rafael Casagrande da Rosa, que faz parte da equipe que trabalha no Sambaqui, a partir do que se encontra abre-se um leque de informações, de onde veio aquele elemento, a que espécie pertence e como era o ambiente naquela época, por exemplo. "Esse é um ambiente dinâmico, com lagoas ao redor e o mar, então estima-se que os sambaquianos ficavam  nesse local por ser mais estável, mais alto e mais seco", explicou Rafael.

A equipe deve trabalhar pelo mais 15 dias no local, a fim de liberar uma área por onde falta passar o muro de contenção. Porém, a pesquisa continua, tanto em campo quanto no laboratório. São os detalhes e a minúcia dessas escavações que ajudarão a remontar a história da região a partir do que é encontrado no local, oficialmente nomeado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Sitio Arqueológico SC - ARA - 030 Sambaqui Lagoa dos Freitas.



Enviar para Amigos | Comente | Imprimir

Fone


O que você achou do Portal Baln. Rincão


Sac Louis Vuitton Pas Cher Chine Imitazioni Borse Louis Vuitton Replica Louis Vuitton Taschen namaak louis vuitton tassen Replicas Louis Vuitton Bolsos Replica Handbags Replica Taschen Replica Bolsos Louis vuitton Sac Louis vuitton Réplique Louis vuitton imitazioni Louis vuitton imitazioni Louis vuitton Taschen Replica Sac Louis vuitton Imitation fake Louis Vuitton Taschen Replicas Louis Vuitton Bolsos Louis vuitton Réplique Borse Louis vuitton imitazioni Replica Louis Vuitton Taschen Replica Louis Vuitton Taschen Louis vuitton Réplique Louis vuitton imitazioni Replica Louis Vuitton Bolsos Cartier Love Bracelet Replica Cartier Love Bracelet fake Cartier Replica deutschland Cartier Réplique Cartier imitacion Cartier Imitazioni Replica Cartier Love Bracelet Cartier Replica deutschland Cartier Réplique Cartier Imitazioni Replica Watches Replica Uhren Montres Réplique Orologi Imitazioni Relojes imitacion Replica Watches Replica Uhren Montres Réplique Orologi Imitazioni Relojes imitacion
Olá já curtiu?